Falam por ai...
Para quem é da região sabe muito bem que a história do Bataclan não seria nada do que é hoje, se não fosse pelos coronéis e a alta valorização do cacau. O Brasil naquela época, respondia até então pela segunda maior produção mundial de cacau, atrás apenas da Costa do Marfim.
Tudo começou daí, com os ricos coronéis do cacau indo até a cidade de Ilhéus para procurar diversão e gastar seu dinheiro. Advinha onde eles iam?…
Ficou curioso para conhecer mais sobre as fazendas daquela época, lar dos coronéis? Confira abaixo reportagens feitas sobre uma dessas fazendas, a fazenda Capela Velha.
A fazenda também possui Instagram, onde você pode conferir um pouco do trabalho de turismo rural que é feito por lá. Acesse aqui!
Reportagem da GNT e Mais Você
Estrada do Chocolate
A Estrada do Chocolate, então BA 262, liga as cidades de Ilhéus e Uruçuca, chegando à BR 101. No roteiro, os turistas vão conhecer a cultura do cacau e a produção do chocolate, por meio de visitas a fazendas existentes ao longo da BA-262, com sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental. O roteiro inclui ainda as fábricas do parque moageiro de cacau, no Distrito Industrial de Ilhéus, fazendas com fábrica de chocolate gourmet, fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, Estação Rio do Braço, arquitetônico da sede do antigo distrito de Ilhéus e a Biofábrica do Cacau, dentre outros atrativos.